Música  |  Nostalgia  |  Tema
Zé Rodrix – O Espigão (tema de abertura)

Recebi a mensagem abaixo (um verdadeiro auto-necrológio de Zé Rodrix) pela GoldenList, do jornalista Carlos Alberto Teixeira (c.a.t.)… e reproduzo aqui como forma de homenagem ao autor e compositor que se foi.

“Mensagem 10219
“z.rodrix”
Data: Qua Jun 2, 2004 7:34 pm
Assunto: Re: [M-Música] . Re: [M-Música] . Re: Paul McCartney – (era: Rock in Rio Lisboa…)

Felipe:

Em resposta a seu completissimo questionario passo-lhe às mãos minhas especificações para passamento e eventual necrologio.

Há alguns anos, gostaria de ter a causa-mortis preferida de meu pai: assassinado aos 98 anos de idade com um tiro dado por um marido ciumento que o tivesse pego em pleno ato… mas hoje nao mais. Pode ser de fulminante ataque cardiaco, dentro da minha biblioteca, perto o suficiente da familia e dos amigos mas afastado o bastante para que, alertados pelos cachorros da casa, ja me encontrem morto, com um sorriso nos labios.

Pode sepultar-me em pleno mar, sob a forma de cinzas, ja que nao poderei ser sepultado in totum no jardim da minha casa. Se conseguirem isso, no entanto, que nao cobrem entradas para visitação, à moda do irmão da princesa: deixem que alem das pessoas os passarinhos e os animais da casa se refestelem no lugar, renovando diariamente o eterno ciclo da Natureza.

Ao enterro devem, atraves de convite formal, comparecer todos que foram aos meus lançåmentos de livro: nada mais parecido com um velorio do que isso.

Peço parcimonia nos efluvios emocionais: já as risadas devem ser francas e sem limite. Creio inclusive que prepararei com antecedencia uma fita de piadas gravadas para animar o velorio e manter o pessoal na boa. Como dizia o Bozo, “sempre rir, sempre rir….”

La so deixarei a mim mesmo: mesmo os inimigos que comparecerem para ter certeza de que estou realmente morto podem voltar para casa em paz. Nao pretendo puxar a perna de ninguem à noite e nem assombra-los depois de morto.

Já os amigos podem contar comigo: havendo vida após a morte, volto para avisar, da maneira mais pratica e menos assustadora que me for possivel. A cremação deve ser feita depois que todos forem embora cuidar de seus proprios afazeres: enfrentar as chamas do forno terrestre ja será um gardne introito para a vida eterna.

Se conseguir, tentarei ser crooner da grande Orquestra de Jazz do Inferno, vulgarmente chamada de SATANAZZ ALL-STARS: como ja vou chegar la tenente ou capitão, dada a minha imensa taxa de maldades realizadas sobre a Terra, creio que nao será dificil. Meu castigo certamente será cantar MPBdQ por toda a eternidade, mas mesmo com isso ainda se pode encontrar algum prazer, assim na terra como no inferno….é o que veremos a seguir.

No enterro podem tocar de tudo, menos as musicas que eu tenha feito. Mnha morte servirá certamente para que se livrem nao apenas de mim mas tambem de minhas obras. Os herdeiros tambem nao merecem ouvi-las, sabendo que nada herdarão de minha lavra, porque, sendo eu adepto da politica do VAI TRABALHAR, VAGABUNDO, como meu pai fez comigo, ja tomei providencias para que essas musicas nao lhes rendam nem um tostão furado. Sendo um velorio moderno, recomendo musicas de carnaval antigo, as indiscutiveis, claro, com algumas discretas serpentinas e confetes jogadas sobre o caixão, fechado, naturalmente.

Morrer num Sabado à tarde, ser enterrado num Domingo antes do almoço, e estar completamente esquecido na manhã de Segunda, sem atrapalhar a vida profissional de ninguem: eis a perfeição que desejo na minha morte.

Muito grato.
beijos
Z”

… [Por Zé Rodrix (Tema da novela O Espigão)]… Veja mais sobre Zé Rodrix aqui.

Deixe uma resposta

Vale a Pena Ouvir de Novo
Comentários Recentes
  • Gabriel Aguiar { Muito Bom! Parabéns } – 16 jun, 12:42 AM
  • Nerivaldo Nunes { Foi um dos melhores presentes que já recebi de minha mãe quando tinha 8 anos 1979, até meus 32 anos tinha meus disquinho originais e ... } – 23 maio, 11:30 AM
  • Canabis Ativa { Essa Música É A VERSÃO De Sunny ...De Robert Webb...Gravada Originalmente Pelo Cantor Jhonny Rivers..Nos Anos 60. Essa Versão De Léo Jaime E Leandro....É ÉROTICA.MAS..É ... } – 10 abr, 3:55 AM
  • Joao Assis { Nunca vi outro igual para festas natalinas. Musica. Letra. Que coral! } – 30 mar, 10:50 AM
  • Pedra de fel { Muito bom, otimo hino parabens } – 20 mar, 5:18 PM
  • alberto cesar santos { GOSTARIA DE SABER NOME DOS COMPOSITORES DE.... VOU TER UM TROÇO } – 22 fev, 12:17 PM
  • alberto cesar santos { GOS TARIA SABER COMPOSITORES EUS NOMES } – 22 fev, 12:15 PM
  • Renato { Tentei tirar a letra de "ouvido", mas tem partes que não consegui identificar. Se alguém puder corrigir, me avise: CU QUE QUER COÇAR Quando sem ... } – 09 dez, 6:22 PM
  • Izidoro no dos Santos { Tú te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Eu acho que a Casas Pernambucanas tem obrigação moral de nos dar de volta as emoções ... } – 01 dez, 12:07 PM
  • luiz Carlos Telles { Sérgio, muito boa noite, gostaria de reviver outros jingles do anos 60 - Radio Nacional de São Paulo - Rádio Tupí de São Paulo - ... } – 26 out, 8:17 PM
  • José Feliciano de Souza { Sem nenhuma sombra de dúvida esta é a música que mais marcou a minha infância. Nos finais de ano, eu ficava horas seguidas esperando que ... } – 19 out, 8:33 PM